Claudio Space

Por que viver é aprender!

  • Sobre mim

    Claudio Alves - Uso este blog como um repositório, é diverso, encontrará posts relacionados à tecnologia, aulas da faculdade e da pós graduação, assuntos relativos a educação, atualidades, viagens, ideias e qualquer outra coisa "que me der na telha". Bem vindo!

  • Meu Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • Voluntariado

  • Eventos

TEDed, uma plataforma educacional online

Posted by CLAUDIO ALVES em 09/06/2012

No final de abril, o TED lançou um site só com conteúdo educacional. Para quem já está acostumado com as palestras cheias de insights do TED, a frase anterior pode soar estranha. Afinal, as centenas de vídeos são, de uma forma ou outra, educativos nos mais diferentes ramos do conhecimento, do cérebro humano ao humor. Mas oTEDEd é mais que um apanhado de grande ideias: é uma plataforma de lições, organizadas e produzidas por professores.

.

O TEDEd é uma tentativa de canalizar para dentro da sala de aula todo este conteúdo criado pela franquia TED. Por isto ele é apresentado como uma plataforma: professores podem selecionar vídeos, criar perguntar e usar só com seus alunos. Para estudantes, educadores ou simplesmente curiosos, é o tipo de conteúdo com o qual pode-se gastar horas e horas em frente ao PC ou ao sofá.

Quer ter uma mostra? Dá uma olhada no vídeo acima sobre átomos. Ou este sobre evolução. Ou a investigação sobre a vida do plâncton. Note a animação, o texto usado para explicar, a narração. É conteúdo profissional – e é por isto que você pode indicar animadores ou educadores. A lição não termina no vídeo: há também textos mais profundos e questões de múltiplas escolha ou dissertativas. O TED especializou como um repositório cada vez mais interessante de conhecimento e inovações.

.

.

O TEDEd mostra um lado da crescente profissionalização do e-learning. Eu já postei aqui no blog sobre este tema, como exemplo a Coursera que junta aulas das universidades de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, enquanto a Khan Academy, apoiada pelo Google e por Bill Gates, usa o YouTube como principal parceiro.

Fonte: Revista Época

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 571 outros seguidores