Claudio Space

Por que viver é aprender!

Desafio Santander de Sustentabilidade

Posted by CLAUDIO ALVES em 16/11/2010

Sempre admirei o compromisso do Santander com a sociedade e meio ambiente, mas não tinha noção de como este compromisso era tão importante para o banco.

Pude comprovar isto recentemente ao conhecer a plataforma CAMINHOS E ESCOLHAS. Um ambiente de rede social onde você tem contato com artigos, fóruns, chats, entrevistas, enfim, uma infinidade de possibilidades de discutir assuntos como carreira, sustentabilidade ambiental, e vários outros assuntos.

Foi nesta plataforma que fiquei sabendo do Desafio Santander de Sustentabilidade, uma iniciativa que utiliza a tecnica de Crowdsoursing para incentivar idéias para melhoria da sustentabilidade no âmbito da universidade, onde os alunos cadastrados propõem suas idéias que serão avaliadas seguindo alguns critérios, entre eles que tenha potencial multiplicador, gere impactos positivos e que seja criativa.

Conquista…

Eu resolvi participar e propus uma idéia. E para minha surpresa a minha idéia está entre as 15 finalistas no Desafio. O mais incrível é que eram 129 idéias.

A idéia escolhida será premiada com bolsas de estudos para curso de empreendedorismo na escola referência no tema, a BabsonCollege, em Boston (EUA).

Abaixo segue a idéia que eu propus para melhorar a idéia de Sustentabilidade nas Universidades. Para conhecer outras idéias acesse o site.

Colocado os óculos da sustentabilidade, que desafio você identifica na sua instituição de ensino?

  1. Pouca integração de projetos sustentáveis com a comunidade.
  2. Não existem processos internos de incentivo a utilização de bens renováveis, tampouco consumo consciente, diminuição do consumo de água, energia e reciclagem do lixo, pois os envolvidos possuem pouco conhecimento da necessidade de ações sustentáveis.
  3. Há dificuldade de integrar ações de sustentabilidade, tais ações hoje são realizadas em grupos isolados e iniciativas escassas, o que dificulta a identificação de necessidades e divulgação e a própria execução de projetos.
  4. Não há compromisso com metas necessárias para a melhoria e manutenção do meio-ambiente, como a priorização de compras de equipamentos ambientalmente corretos.

Que ideia você propõe para encarar esse desafio e transformar a realidade?

A criação da COMISSÃO DE SUTENTABILIDADE E COMUNIDADE – CSC, que será composta por docentes, alunos, funcionários e membros da comunidade. Um grupo que desenvolva, incentive e conduza o desenvolvimento de projetos e ações sustentáveis, além de acompanhar a universidade nas rotinas diárias, propondo melhorias, como exemplo a compra de materiais ambientalmente corretos, eliminação de desperdícios. Incentivar os funcionários e alunos a também proporem melhorias utilizando-se, como exemplo, de técnicas de crowdsourcing, técnica que utiliza o conhecimento coletivo para elaborar soluções mais eficazes e em menos tempo. A comissão terá ampla atuação e deverá promover e direcionar também as ações atualmente existentes para que os benefícios para a comunidade e a própria instituição possa continuar existindo de maneira sustentável.

Como essa ideia pode ser reproduzida em outras instituições de ensino superior?

Toda instituição é rodeada e composta por uma comunidade, e a Comissão é proposta com uma estrutura base, porém pode ser adaptada a diversidade de regiões e desafios de sustentabilidade de cada comunidade e instituição, o que é unânime em todas elas, é a necessidade de acompanhar e incentivar o desenvolvimento de ações sustentáveis para comunidade, sem esquecer a sustentabilidade da própria universidade. Entre as atividades da comissão, deverão ser estabelecidos compromissos, que incluam metas possíveis de serem atingidas, elaboração de boletins educativos, promoção de eventos, cursos comunitários, facilitando o contato da comunidade com a universidade e de ambos com a sustentabilidade.

O que sua ideia tem de legal para engajar outras pessoas na sua implementação?

O RECONHECIMENTO. Os alunos que comprometerem-se a integrar a comissão, serão identificados e estarão em destaque, além de poderem utilizar-se da experiência para fortalecer seu currículo PROFISSIONAL e crescimento PESSOAL. Em relação à comunidade, existem muitas pessoas interessadas e disponíveis a participar de iniciativas como esta, além disso, a comunidade é formada em grande parte pelos familiares dos próprios alunos, ou seja, haverá grande mobilização e os resultados terão grande abrangência. Já o corpo docente poderá utilizar-se da comissão para auxiliar na organização e desenvolvimento das atividades que já estão em andamento, informar em que processos há mais desperdícios para que a comissão possa atuar trazendo melhorias. Já aos funcionários, sua participação será de extrema importância, principalmente para elaboração e acompanhamento de projetos e ações desenvolvidas para sustentabilidade da própria universidade, já que possuem profundos conhecimento de rotinas internas.

Por que sua ideia é sustentável? Quais são os impactos econômicos, sociais e ambientais que ela pode trazer?

A idéia usa a estrutura há muito tempo utilizada para benefício da educação escolar: a integração do corpo docente, dos pais, comunidade e os próprios alunos, sendo assim já temos conhecimento funcional de atuação e estrutura. A maioria das Universidades já desenvolvem projetos sustentáveis, e este assunto é usado em muitos trabalhos e pesquisas acadêmicas, este é outro motivo da existência da comissão de Sustentabilidade e Comunidade, pois esta poderá direcionar os estes estudos propondo sua aplicação na própria universidade e na comunidade. A comissão teria como base 4 pilares, o AMBIENTAL, SOCIAL, CULTURAL, ECONÔMICO, para assim desenvolver / incentivar projetos que tragam melhorias nestas áreas, mostrando-as como interdependentes. Também deverá avaliar como a universidade atua e como pode melhorar em relação a estes pilares, enfim, será um grupo preocupado na melhoria contínua, mas não só econômico, e sim fundamentado na sustentabilidade, trazendo benefícios visíveis para todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s