Claudio Space

Por que viver é aprender!

Argentina

Posted by CLAUDIO ALVES em 20/03/2011

Com o principal objetivo de estudar espanhol, fiz esta viagem à Argentina, durante 4 semanas explorei a terra “de los hermanos”, foram 15 dias alojado em Códoba e os outros 15 dias em Buenos Aires. Este relato pode ajudar a qualquer um que queira alguma dica sobre passeios e pontos turísticos.

Saí do Brasil dia 15 de Janeiro, mas 6 meses antes já havia contratado 2 escolas diferentes de espanhol. Em Córdoba, eu estudei na escola COINED, como já tinha um nível básico no idioma, tratei tudo diretamente com a escola, sem agencia intermediando. Mas se você nao sabe espanhol, não tem problema, envia um e-mail em Português que eles tem pessoas no Brasil que te respondem.

Comprei a passagem no site decolar.com, fiz a rota Sao Paulo – Cordoba (IDA) e Buenos Aires – Sao Paulo (VOLTA), não saiu mais que R$ 630 (reais mesmo!).

Sobre a escola, eu não tenho o que reclamar, vale o valor que se paga. Fica localizada em uma boa região da cidade, proximo da ‘peatonal’ (Rua de comercio) e shopping. Fiquei em uma casa de Família, morava uma senhora de idade e seu filho, fiquei juntamente com um Americano e outra Brasileira, aliás, brasileiro é o que mais tem, hehehe.

Gastos com curso – Bom, nestas duas semanas em Córdoba, eu não gastei muito, o curso custou R$ 850, dou uma dica quanto ao translado, eu contratei o da escola (R$ 150) por que chegaria de madrugada, mas pra quem chegará de dia mesmo, aconselho a ver de outras empresas que poderão cobrar menos, ou até mesmo nas empresas do aeroporto.

O clima em córdoba nesta época do ano (Janeiro) é quente, muito quente, e há tendência de chuvas. Na escola encontrei muitos brasileiros (85%), mas também pessoas de outras partes do mundo, como Inglaterra, Holanda, EUA, Africa do Sul, etc, a escola organiza diversos passeios e festas aos fins de semana.

A vantagem de ficar em Córdoba é que ao redor dela há várias cidades pequenas e interessantes para se conecher, Córdoba é uma cidade Universitária e nas férias fica um pouco vazia. Os Gastos para alimentar-se lá são como no Brasil, gasta-se em média R$ 15 no almoço, ou você pode comprar algo no supermercado e utilizar a cozinha da escola (o que eu fiz na maior parte dos dias), como eu economizei, não gastei mais de R$ 300 ao todo.

Durante a minha estadia em Córdoba, visitei algumas cidades, como Vila Carlos Paz, Cosquín – cidade que você pode conhecer através do tren de las sierras (um trem turistico).

Gostei muito de ter escolhido Córdoba, embora me arrependa de não ter ido para Mendoza (precisa de mais dinheiro e tempo), mas Córdoba tem maior custo/benefício. para explorar mais córdoba, acesse o site: CordobaTurismo.gov.ar.

Abaixo um vídeo que conta um pouco sobre a cidade.

 Viajem Córdoba – Buenos Aires – Preferí ir de Córdoba à Buenos Aires de Ônibus, pela economia e pelas belas paisagens. Recomendo para que queira fazer o mesmo, recorrer ao site Plataforma10.com, neste site você faz cotação de várias empresas, para várias cidades da Argentina, compra pela internet mesmo.

Em Buenos Aires, optei por me hospedar em Hostel, e em 2 Hostels diferentes, o Hostel Suites Florida e o Portal del Sur, escolhi o primeiro por estar em uma rua com bastante movimento (Rua de comercio), o que me dava mais segurança para sair a qualquer hora, além de ser novo e moderno. Recomendo, não tive problemas. O segundo também me agradou bastante, tem uma aparência de colonial, pelos móveis e o edifício, fica proximo da Plaza de Mayo e da avenida 9 de Julio, do metrô e do Obelisco.

Mas tem inúmeros outros Hostels na cidade, recomendo o site HostelWorld.com, nele você pode reservar as diárias que desejar, e é de confiança. Recomendo ter a carteira de estudante internacional ISIC, ela dá desconto na maioria dos hostels do mundo. A diária sai em torno de R$ 25 a R$ 35, em um quarto para 4. Há armários e cadeados que garantem a segurança dos seus pertences, além de disporem de cozinha para você que quer fazer sua própria comida. A hospedagem durante os 15 dias me custou cerca de R$ 350 no total.

A escola em que estudei em Buenos Aires chama-se IBL, fica em uma boa localização, mas o ensino deixa a desejar, preferiria ter continuado na COINED, porém valeu a experiência, nesta escola gastei cerca de R$ 600 para as 2 semanas.

Buenos Aires é uma capital com aspecto Europeu, devido a sua arquitetura, mas como todas as metrópolis sulamericanas tem um alto nível de violência per capta, uma amiga sofreu um furto, mas basta tomar cuidados básicos que não há problemas.

O que não falta são lugares para se conhecer em Buenos Aires, primeiramente aconselho a ver o guia da cidade, que mostra todas as atrações, neste site há mapas , vídeos e roteiros, aconselho também a utilizarem o serviço do Buenos Aires Bus, eu andei pela cidade toda com ele, e depois desci nos pontos de interesse, tudo isso por menos de R$ 35 .

O transporte público de Buenos Aires é barato, mas muito precário, as linhas de metrô são muito antigas e cheias, os ônibus são velhos e difício de identificar, mas se você quiser se arricar de onibus, compre um guia que vendem em todas as bancas, com ele fica mais fácil entender as linhas, o serviço de taxi é relativamente barato também, mas lembre-se de sempre dar notas baixas para o taxista, e se possível veja o trajeto no computador e calcule a distancia, os Argentinos são meio espertinhos.

Bom, foram estes os meus 30 dias na Argentina, dias de estudos, de turista, economico e de muitas felicidades, aproveitei tudo que pude, não me arrependo de nada, o intuito de eu escrever este relato é de deixar um material acessível para quem assim como eu deseja fazer uma viajem similar, e por isso se tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar.

Deixe um comentário

