Claudio Space

Por que viver é aprender!

Quer ajuda para exercer uma democracia consciente?

Posted by CLAUDIO ALVES em 29/03/2011

Sou jovem e sempre tive dificuldade de acompanhar a política em geral. Sabemos que somos uma parte muito importante dos eleitores que definem os rumos do país a cada 4 anos, então está na hora de levar isto mais a sério

Mas ninguém suporta ficar lendo periódicos e assistindo aqueles jornais sensacionalistas que nem sempre são imparciais, ainda mais tentar ler e entender aqueles textos de leis que parecem escritos em outra língua.

Mas pra nós jovens e conectados, a internet trouxe mais uma vez uma boa solução, são dois sites super interessantes, dinâmicos e com linguagem fácil de compreender.

Os sites foram desenvolvidos pela empresa Webcitizen, que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, e com os seus governos. Através da internet, da organização e otimização do design da informação e do compartilhamento de conhecimento.



O primeiro site é o Vote na Web,  um site para nos aproximarmos das decisões do congresso, podemos ver o resumo da proposta, o autor, a situação e sua data de apresentação e de votação, podemos também analisar o histórico de voto dos políticos, o que pode nos ajudar a tomar decisões mais inteligentes nas próximas eleições. Cada proposta pode ser comentada, enviada pelo email, compartilhada no twitter e distribuída pelo facebook. O site é bem direto, com uma lista de projetos nos quais as pessoas simplesmente votam se são a favor ou não e podem fazer comentários. Eu testei e gostei muito.

O outro site é o Eu lembro, funciona como uma rede social e serve para auxiliar os eleitores a organizar os candidatos que pretende votar ou votaram e acompanhá-los após as eleições.

Muito útil para quem esquece em quem votou e acompanhar se seu candidato está mesmo cumprindo o que prometeu nas suas campanhas. O site usa recursos de outras redes como YouTube, Busk e Twitter para montar automaticamente as informações sobre o candidato.

Assim fica fácil de cumprir nosso dever como cidadãos, precisamos deixar um país melhor para nossos filhos, então faremos isso usando o que mais gostamos, a internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s