Claudio Space

Por que viver é aprender!

Universidades americanas oferecem cursos online gratuitos

Posted by CLAUDIO ALVES em 07/05/2011

Já pensou em estudar em uma universidade no exterior sem sair do Brasil? Essa é uma das novidades propiciadas pela tecnologia no campo da educação. Há muitas instituições americanas inclusive que estão abertas a essa inovação e oferecem cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento para profissionais graduados ou não. São disponíveis anotações sobre as aulas, áudios de palestras, vídeos, entre outros artefatos para quem quer ter uma formação internacional. Aproveite para treinar o inglês!

1- MIT
Tenha acesso a todas as aulas dadas na melhor instituição de Matemática da América, sem contar em um dos melhores programas de MBA. Testes, leituras e notas de palestras estão disponíveis para cursos como Direito para Empresários e Gerenciais de Psicologia, são mais de 1 mil cursos gratuitos pela web.

 2- Webcast.Berkeley
A instituição é uma das melhores da América e possui tradição em inovação. O sistema de webcast disponibiliza vídeos e podcasts de diversas aulas, como as dadas no curso de Ciência da Computação.

 3- Open Yale Courses
Apesar do ótimo conteúdo da universidade, apenas o material introdutório dos cursos está oferecido na rede. O conteúdo vai desde Gerenciamento Empresarial até Artes. A Universidade oferece também a possibilidade de ouvir palestras de oradores convidados, financiadas por outras instituições de ensino, organizações humanitárias, etc. e que se integram em eventos extra-curriculares promovidos por esta Universidade.

 4- Harvard University
Muitos vídeos, mas poucos materiais escritos fazem com que a educação aberta de Harvard seja melhor para navegar do que para aprender. A instituição oferece, por exemplo, Introdução Intensiva a Ciência da Computação.

 5- Tufts University
A universidade oferece bom conteúdo, como Produção de Filmes para Mudança Social e Desenvolvimento Intelectual. A única desvantagem é que você vai acabar os cursos rapidamente, pois não há muitas opções disponíveis.

6- Stanford on iTunes
Podcasts e informações de aula de uma das melhores instituições americanas. Nessa seção do iTunes é possível escutar áudio de palestras como Pensamentos de Líderes Empresariais e Empreendedorismo Social.

7Carnegie Mellon
Cursos como Design de Comunicação Visual e Métodos de Investigação Empírica são aulas especiais que a instituição oferece. Os estudantes recebem um guia completo do curso lecionado na faculdade.

 8 – Utah State
A instituição não é tão reconhecida, mas oferece uma lista robusta de material gratuito online. Cursos como Aprenda e Aplique HTML e Blogs, Wiki, Novas Mídias no Aprendizado estão disponíveis.

9 UC Irvine
A instituição oferece bons conteúdos, incluindo cursos como Fundamentos de Análise de Negócios e Introdução ao Gerenciamento de Projetos.

10.  Universidade da Pensilvânia
Pequenas Kutztown Universidade de Business Development Center oferece a maior coleção de cursos de negócios disponíveis na web. Os temas do curso incluem contabilidade, finanças, governo, direito empresarial, marketing e vendas. Global do texto, estudos de casos interativos, slides, gráficos e streaming de áudio para ajudar a demonstrar os conceitos apresentados em cada curso.

Quem Mais?

Conheça o OCW- OpenCourseWare – que é um exemplo das iniciativas que nos últimos tempos emergiram para promover o acesso livre e sem restrições ao conhecimento.


Fonte: Universia Brasil (adaptado)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s