Claudio Space

Por que viver é aprender!

Novo chip da IBM simula cérebro humano

Posted by CLAUDIO ALVES em 26/08/2011

A IBM anunciou ter criado um chip projetado para imitar a capacidade do cérebro humano para entender seu entorno, agir sobre as coisas que acontecem ao seu redor e fazer o sentido de dados complexos.

Em vez de exigir o tipo de programação que os computadores têm necessário para a metade do século passado, o chip experimental permitirá uma nova geração de computadores, chamados de “computadores cognitivos”,  que aprende através de suas experiências e forma suas próprias teorias sobre o que significam essas experiências.

Os chip faz parte do projeto batizado SYNAPSE (Sistemas de neuromórfica Adaptive plástico Eletrônica Scalable). Os dois protótipos de chips são um passo para deixar os computadores “razão” em vez de reagir apenas com base em dados que foram pré-programados, a IBM diz.

“Imagine semáforos que pode integrar imagens, sons e cheiros e cruzamentos perigosos antes de bandeira desastre acontece”, disse Dharmendra Modha, o líder de projeto da IBM Research. “Ou imagine cognitiva co-processadores que por sua vez servidores, laptops, tablets e telefones em máquinas que possam interagir melhor com seus ambientes.”

Potência dos chips de processamento não é muito diferente do supercomputador da IBM Watson que bateu dois campeões humanos em “Jeopardy!” este ano.

Outros cenários os pesquisadores prevêem: Um sistema de computação que pudesse monitorar a oferta mundial de água – medindo coisas como altura, temperatura onda de pressão, e acústica – em seguida, dar um aviso quando pensa que um tsunami é provável.

Ou imagine um sensor que um dono de supermercado poderia usar para ler paisagens, cheiros e temperaturas e dar um alerta que produzem pode ter ido mal.

“Os computadores que temos hoje são mais como calculadoras,” disse Modha VentureBeat blog de ​​tecnologia . “Nós queremos fazer algo parecido com o cérebro. É uma partida brusca com o passado.”

Um dos núcleos protótipo contém o que equivale a 262.144 sinapses programáveis, eo outro contém 65.536 sinapses de aprendizagem.

Usando os chips, pesquisadores da IBM construíram um “muro de cérebros” em um San Jose, Califórnia, de laboratório. O objectivo a longo prazo? Um chip de um centímetro quadrado com o equivalente de 1 milhão de neurônios e 10 bilhões de sinapses.

Modha e outros pesquisadores dizem que o uso de técnicas de programação atual, qualquer computador que se aproximou que eles estão tentando com o projeto SYNAPSE teria que ser maior e que sugam mais energia.
Para a próxima fase da sinapse, a IBM montou equipes da Columbia University, Cornell University, da Universidade da Califórnia, Merced e da Universidade de Wisconsin, Madison.

Confira abaixo o vídeo divulgado sobre o assunto (em inglês):

FONTE DA MATERIA:http://www.cnn.com/TECH/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s