Claudio Space

Por que viver é aprender!

Desvendando a Certificação COBIT 4.1

Posted by CLAUDIO ALVES em 03/11/2011

Este ano (2011) obtive a certificação ITIL V3 Foundation, agora começa uma nova jornada em busca do mesmo título para o COBIT 4.1 (quero tirar em Jan ou Fev 2012). Mas como trata-se de uma certificação internacional, sempre surgem dúvidas, pesquisei na internet, tirei várias dúvidas, e deixo-as disponíveis para quem decidir fazer, já possa esclarecer.

1) O Cobit é como a ITIL (sem prazo de validade)? Ou o profissional tem que atualizá-la de tempos em tempos?

Não tem prazo, mas…. O sei certificado sempre será Cobit 4.1(a versão mais atual até o momento). Se surgirem outras versões, a 5 por exemplo que está para sair, terá que estudar tudo novamente e fazer a prova.

2) Como fazer para se certificar? É necessário treinamento ou, assim como na ITIL, basta estudar e prestar o exame para conseguir o nível foundation?

O Cobit só tem o nível Foundation. Você não precisa fazer cursos oficiais para prestar o exame.  Você pode fazer o download do material no site da ISACA http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/CobiT_4.1.pdf, estudar e fazer a prova.  Há bons cursos on-line também que podem ajudar neste processo.

3) Quanto custa ($) a certificação mínima?

O preço do exame é U$ 150,00 dólares. Mais “barata” que a do ITIL que é U$ 174,00 dólares.

4) Onde eu posso realizar as provas?

É uma das diferenças entre a prova do COBIT e da ITIL. A prova do Cobit você faz on-line. On-line? Isso mesmo! Você marca sua prova no site do ISACA https://www.isaca.org/ecommerce/Pages/vCampusLogin.aspx?returnurl=/ecommerce/Pages/ProcessLogin.aspx?vt=2,  pelo ISACA não há necessidade de um Proctor (Fiscal), basta sentar na frente do computador e fazer. A prova pode ser feita até 60 dias depois da confirmação da  inscrição.

5) Quais os detalhes da prova? (múltipla escolha?, número de questões, porcentagem para aprovação)

Você tem 60 minutos para responder 40 questões. Todas são de múltipla escolha. Já há provas totalmente em Português. Para passar no exame, você precisa acertar 28 questões de 40, ou seja 70%. É preciso estudar a introdução e o sumário executivo para pegar bem os conceitos. Os processos principais a serem estudados são o PO10 e DS02. O restante dos processos, é necessário saber para que servem e os objetivos.

Este post foi baseado em outro post do site Governança de TI, adaptado com informações mais atualizadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s