Claudio Space

Por que viver é aprender!

Livro As Esganadas – Jô Soares

Posted by CLAUDIO ALVES em 14/11/2011

Jô Soares, como gordo, consegue descrever com autoridade neste romance os perigos que correm as mulheres de silhueta avantajada do Rio de Janeiro na década de 30.

O livro é fácil de ler, mas exige do leitor uma certa imaginação e até mesmo prévio conhecimento da história brasileira, pois a trama é ambientada no ano de 1938, durante o estado novo e mistura personagens históricos e fictícios.
O livro narra a saga de um serial killer que escolhe como vítimas moças da sociedade carioca, mas não qualquer uma, e sim áquelas de tamanho GG. O serial killer é aficcionado pela imagem da própria mãe e pelos pratos típicos portugueses que ela cozinhava e que não o deixava comer à sua vontade.
Ao contrário de outros livros, o autor não esconde o vilão, ele é mostrado desde o início, sendo assim, o que instiga o leitor é a frustração em acompanhar e frustrar-se com cada dedução que tropeça na verdade, com o fato de apolícia enrolar-se toda, você se sente vendo um filme de terror, inclusive com aquela vontade de gritar, “saia daí! não vê que ele é o assassino!?”
O mistério é saber por que as gordas vitimadas pelo serial killer sempre são “colhidas” num determinado endereço do Beco dos Barbeiros. Calma, não vou contar!

Personagens

Os personagens históricos ajudam a traçar um panorama, digamos irônico, do Estado novo, como os cerimoniais que cercavam os ditadores do período e seus adeptos, além de narrar detalhes pitorescos do affair de getútio vargas com o nazismo.
Como não se impressionar com os personagens fictícios, o detetive português Thomas Esteves, o Sherlock português,ou ainda pelo policial Calixto, malandro por vocação, até o ranzinza delegado Noronha, apesar da chatice, conquista o leitor.
Somente o assassino que é difícil de gostar, Jô contrói um serial killer desalmado e reúne tuo que é de mais grotesco, repulsivo, tanto que o apelida de Caronte (1).
O livro é composto de 200 páginas e finda em um time perfeito, mas que te deixa com uma vontade insaciável de “comer” mais de suas obras…

(1)Na mitologia grega, Caronte é o barqueiro do Hades, que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos

2 Respostas to “Livro As Esganadas – Jô Soares”

  1. flavia coelho said

    Acabei de ler o livro e me confesso encantada. Adoraria ve-lo transformado em mini série na Globo, cenários, figurinos, trilha sonora no Rio de Janeiro dos anos 30/40. Apaixonada por esta cidade e pela trama de As Esgnadas. Imperdível!

    • Realmente ficaria fantástico a adaptação para tv ou cinema, mas teria que ser bem feita, já que é uma trama que foge ao comum “quem é o assassino?”. Mas a época, a música, o ar desta época, ficaria muito bom. Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s