Claudio Space

Por que viver é aprender!

Viva uma vida mais QWERTY

Posted by CLAUDIO ALVES em 12/12/2011

Você já deve ter desejado que os dias tivessem 48 horas ao invés das “míseras” 24.

Mas não há o que fazer, se você crê em Deus pode dizer que foi sabedoria dele, e que elas devem ser suficientes, se não, creia que a Natureza é perfeita, e as horas do dia fazem parte de sua perfeição.

A questão da tecnologia

Gostaria de apresentar para você uma curiosidade que descobri a pouco tempo: Por que os teclados têm as letras dispostas desta forma (QWERTY) e não em uma simples ordem alfabética? Apesar de ser um estudante de tecnologia, jamais tinha parado para pensar nisso.

Christopher Sholes desenvolveu o layout QWERTY e foi utilizado primeiramente em máquinas de escrever por volta de 1873 com intuito evitar o travamento do mecanismo devido a rápida digitação. Enfim, o layout obrigava a escrita mais devagar, isso mesmo! não é pra digitar mais rápido, e sim mais devagar!

Lido com tecnologia diariamente, na verdade a tecnologia é fundamental para o meu e o seu trabalho atualmente, de forma direta ou indireta. E esta mesma tecnologia nos está trazendo vantagens, mas também sérios efeitos colaterais, um deles é o agravamento dos transtornos e estresses físicos e emocionais e até mesmo dependência.

Já me perguntei se viveria sem tecnologia, e a minha resposta é que provavelmente e dificultosamente sim, mas como um alcoólico que precisa de reabilitação teria que passar por uma “desintoxicação”, creio que a maioria não conseguiria.

Mas a questão não é viver sem tecnologia, e sim conseguir conviver com ela.

Para se utilizar a tecnologia de forma adequada não há manual ou fórmula pronta, mas o que podemos concordar é que as relações humanas tem que ser a parte fundamental da nossa existência; o computador pode ser inteligente, mas não é capaz de te amar ou sentir amizade por você. Dê preferências a contatos pessoais; há pessoas que gostam mais de conversar com seus amigos pela internet do que pessoalmente.

O estresse do dia a dia

Minha rotina revela por si própria a  capacidade de me fazer estressado. Em um mesmo dia ir ao trabalho, curso de idioma e faculdade, isso tudo enfrentando o trânsito de São Paulo. Imagino aqueles que ainda tem uma família para cuidar…

O estresse corresponde a uma relação entre o indivíduo e o meio. Trata-se, portanto de uma interação entre a agressão e a resposta, como propôs o médico canadense Hans Selye, o criador da moderna conceituação de estresse.

O estresse é uma adaptação normal, porém quando a resposta é patológica causa disfunções que leva desde distúrbios transitórios à doenças graves, mas, no mínimo agrava as já existentes e pode desencadear aquelas para as quais a pessoa é geneticamente predisposta. Segundo Selye “o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar” ¹.

Portanto, se nós mesmos criamos este mundo, o qual dizemos abertamente que nos cansa, cabe somente a nós mesmos mudá-lo em prol de nosso próprio bem estar, mais uma vez digo que não há receitas, conheça a você mesmo e trabalhe para seu próprio bem estar.

Todos sabemos do que sentiríamos falta se um dia perdêssemos, é com estas coisas ou pessoas que você deve se importar, para eles deve estar voltado todo o esforço da sua vida.

Podem achar que este texto é falação e alto ajuda, em verdade é isto mesmo, mas você sabe que ninguém melhor que você mesmo para te ajudar!

____________________________________________________

1 – Fonte: Site Cérebro e mente, citado pelo Dr. Vladimir Bernik, médico psiquiatra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s