Claudio Space

Por que viver é aprender!

ITIL por quem já é certificado

Posted by CLAUDIO ALVES em 11/04/2012

Após muitos meses de estudo e entendimento do ITIL, tive a felicidade de obter a certificação ITIL V3 Foundation em Julho de 2011.Sei que é uma certificação importante para aqueles que querem seguir uma carreira em TI, e até mesmo para aqueles que almejam cargos gerenciais, já que a TI é uma parte essencial de muitas empresas.

Já havia publicado alguns tópicos sobre o ITIL (ver aqui), mas sei que muitos têm a dúvida de como é fazer o exame, o que acontece depois do exame, se realmente a certificação ajuda na carreira, entre outras.

Nada melhor que ter estas questões respondidas por profissionais que passaram por esta experiência, por isso elaborei uma simples entrevistas com 2 jovens amigos profissionais que obtiveram a certificação recentemente. Segue:

Sobre os entrevistados:

 Gustavo Augusto Lopes, 24 anos, Analista de Governança Jr. do Banco Itaú, formando em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012), Certificado ITIL V3 Foundation (2012) e ITIL OSA (Operational Support and Analysis – 2012).

.

.

 Leandro Fernandes de Oliveira, 25 anos, IT Analyst na IBM, Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade de Mogi das Cruzes (2009), Certificado ITIL V3 Foundation (2011) e Cobit 4.1 (2012) em preparação para certificação MCTS 70-640 Win Sever 2008.

.

.

1 – Por que você decidiu se certificar em ITIL V3?

Gustavo – Tudo começou quando no segundo semestre de 2011, formou-se  na empresa uma nova área, a qual seria responsável por centralizar, gerenciar e melhorar todos os processos de governança de TI já implantados na empresa. Fui convidado a fazer parte dessa equipe, o qual o desafio foi (e está sendo) muito interessante. A partir daí, comecei a enxergar melhor como funcionavam os processos ITIL dentro da empresa, bem como seus resultados eram impactantes para a TI como um todo, e principalmente para o negócio. Foi nesse momento que resolvi estudar pra obter a certificação, buscando abranger o  conhecimento da metodologia.

Leandro – Atualmente lido diretamente com entrega de serviços de TI e essa certificação ajudou a agregar valor para o negócio, ou seja, decidi me certificar para contribuir com o negócio e principalmente em minha função.

2 – Como você se preparou para Certificação?

Gustavo – A empresa ofereceu um treinamento de 3 dias de ITIL v2, e após o término deste, busquei materiais referentes a metodologia do ITIL v3, visando a atualização pra versão mais atual. Após o término da leitura, consegui com amigos muitos conteúdos de preparação pra prova, bem como simulados, os quais foram de grande valia.

Leandro – Me preparei sozinho estudando o conteúdo do curso e-Learning adquirido no site da TI Exames, o material da TI Exames é bem completo, e no meu caso foi o suficiente pra ser aprovado no exame.

3 – Você considera que as práticas do ITIL realmente agregam valor ao negócio?

Gustavo – Com certeza, vivemos isso aqui na prática. Muitas das nossas ações já realizadas, ajudaram aumentar a disponibilidade dos nossos serviços, melhorando nossos processos e controles, reduzindo a quantidade de incidentes, gerenciando melhor nossas mudanças, aumentando cada vez mais o mapeamento do CMDB, fazendo um bom estudo de capacidade, etc. Tudo isso reflete diretamente em disponibilidade para os serviços da empresa..

Leandro – Sim, as boas práticas da ITIL agregam muito valor ao negócio, proporcionam segurança e um melhor fluxo na execução das tarefas, principalmente no quesito gerencial, pois ‘serviço’ não é algo fácil de se mensurar.

4 – A certificação ajudou no seu desenvolvimento profissional junto á sua área?

Gustavo – Sim, além do reconhecimento e congratulações, a certificação te dá mais autonomia e confiança nas suas atividades diárias, te dá também mais embasamento nas discussões, onde você deixa de ser apenas um receptor de informações, e se transforma um dos emissores no debate.

Leandro – Ajudou e ainda ajuda e muito, através dos conhecimentos das boas práticas da ITIL, consigo entender melhor o funcionamento dos processos e do por que eles existem, assim ajudando em sugestões de melhorias nos atuais processos e até mesmo sugerindo a criação de novos processos.

5 – Uma mensagem pra quem pretende obter a certificação.

Gustavo – Antes de qualquer coisa, estude! Estudar, não significar “decorar”, e sim “entender”. O ITIL não se implanta, o ITIL se aplica! Não se prenda apenas ao by the book; tudo dentro dos conceitos da metodologia é passivo de adaptação, dependendo do cenário em questão. Open your mind!

Leandro – Hoje, após certificado em ITIL, reconheço claramento a necessidade de tal certificação no mercado de TI e acredito fortemente que todos os profissionais da area de TI deveriam ter essa certificação. Tenho certeza que as boas práticas da ITIL lhes ajudarão nas tarefas de seu dia-a-dia. Além disso, quem não gostaria de melhorar o salário $$ né? Estudem, corram atrás, por que realmente vale a pena! Importante: é uma certificação ‘barata’, tem boa taxa de aprovação e é muito requisitada no mercado de TI.

Espero que tirem boas conclusões sobre as respostas dos entrevistados, sigo estudando, agora para obter a certificação COBIT 4.1, inclusive já postei algo (veja aqui).

Um forte abraço.

2 Respostas to “ITIL por quem já é certificado”

  1. Paulo said

    Também acho que a certificação agrega muuto ao currículo e ao trabalho do profissional.
    O site http://www.mundoitil.com.br tem muitas informações sobre o assunto. Vale a pena.

  2. Alexsandro Marcos said

    Eu fiz o curso e preparatório no site http://www.issoe.com.br consegui 88% de aprovação, o segredo é se dedicar e tem um bom material nas mãos, com isso o sucesso é garantido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s