MINHA HISTORIA
Em 2013 participei do TEDxLaçador e contei um pouco da minha história que está disponível neste vídeo:
01/01/1989 – 06:36am – Segundo minha mãe, foi um dia muito feliz para ela. Nesta data ela dava á luz a um menino que trazia alegria à um ano novo. Esse menino sou eu. Nasci no distrito de Pajeú em um município de cerca de 20 mil habitantes, chamado Araripe, interior do estado do Ceará.
Lembro de Boa Vista está em expansão, muitos bairros novos surgindo, e lembro do meu pai e minha mãe terem invadido, juntamente com outras pessoas, uma área para poderem construir suas casas. Lembro que foi difícil defender, até a polícia interviu, mas conseguimos permanecer. Lembro de termos construído nossa casa desde o preparo do terreno até a construção, meu pai fez tudo sozinho, com as próprias mão, tenho muito orgulho dele.

Em Boa Vista passei cerca de 8 anos, estudei todo meu ensino fundamental. Lá é um lugar um pouco isolado geograficamente, mas é uma cidade muito boa para se viver. Foi em Boa Vista que encontrei meu primeiro emprego, com 14 anos, trabalhei em um supermercado e fazia um curso profissionalizante paralelamente. Minha irmã mais nova, Claudia nasceu em Boa Vista.
Ao passar dos anos, adivinha!? Meus pais mais uma vez queriam se mudar, desta vez, não sei bem qual foi o motivo, mas como sempre, vendemos tudo que tínhamos e partimos para o Ceará, onde vive a maior parte da família da minha mãe. A viagem demorou cerca de 1 semana. Foram 3 dias de ônibus e 4 dias de Navio, uma viagem em tanto.
No Ceará, optamos por viver em Juazeiro do Norte, uma cidade que mudou minha vida. Ao por os pés em Juazeiro, soube que realmente era para eu estar lá. Ao chegar na cidade, fui matriculado na escola MARIA AMÉLIA BEZERRA, a partir daí, tudo mudou.

Cariri Shopping – Juazeiro do Norte


Comenda Paleta de Ouro
Em 2011 tive a honra de receber da Escola maria Amélia (Juazeiro do Norte – CE), o reconhecimento dado àqueles que ajudam a escola. Mesmo deixando de ser aluno, sempre participei das atividades escolares, estudei durante os 2 últimos anos do ensino médio nesta instituição e agradeço a todos que participaram da minha educação. Atualmente mantenho vínculo através de doações de livros e realização de concursos culturais.
Uma oportunidade Internacional… Não pude aproveitar… : (
Fui aceito para intercâmbio na Universidad de Valladolid (Espanha), após uma análise criteriosa, resolvi investir mais na minha carreira na empresa e concluir minha graduação aqui mesmo no Brasil. Estou certo que outras oportunidades vão surgir ao longo da minha carreira acadêmica.
¿Hablas español?
Em Agosto de 2011 fiz a prova no instituto Cervantes para obter o diploma de conhecimento na língua espanhola (DELE), com muito estudo e esforço consegui obter o nível B2 (intermediário). Vou continuar estudando para me tornar fluente neste idioma que me encanta!
2012 – Trabalho de Conclusão de curso
Foram 4 anos de esforço e aprendizado e neste semestre (junho de 2012) apresentei meu trabalho de Conclusão de Curso (TGI como é chamado no Mackenzie). Tive a honra de ser orientado pelo Profº Drº Vivaldo José Breternitz, que além de orientador é um grande amigo amigo. Agradeci pessoalmente à cada amigo que tornou-se irmão nesta jornada.
2012 – Formatura
4 anos depois e aqui estou eu, passando por uma das maiores emoções da minha vida. Tive a sorte de poder trazer minha mãe e minha irmã para São Paulo e assim puderam testemunhar e me acompanhar neste momento. Foi uma longa caminhada, mas ainda não parei, ainda há muita estrada para percorrer.
2012 – Intercâmbio Inglaterra
Após mais de 2 anos de planejamento, consegui viajar ao tão sonhado intercâmbio. Meu principal objetivo é aprimorar o inglês, mas não posso ignorar s bônus que isso irá me proporcionar: conhecer novos lugares e pessoas, conviver com culturas diferentes, etc.
No momento que escrevo isto estou na Inglaterra, mas precisamente em Brighton, no meio da minha jornada, e posso dizer que está valendo cada noite de sono perdida, cada hora extra de trabalho.
2012 – Certificação Inglês
Estou no meio da minha jornada mas já conquistei um grande objetivo, uma prova dos meus conhecimentos em inglês, confesso que fiquei surpreso, pois pra quem nunca fez um curso de inglês, eu aprendi bem rápido. Obtive o nível B1, que é considerado intermediário, o exame é elaborado pela Universidade de Cambridge,
2012 – Viajem pela Europa
Aproveitando que estava estudando inglês na Inglaterra pude realizar mais este sonho, conhecer as cidades que são ricas em história, em culturas diferentes. Pude absorver muitas experiências interessantes, que modificaram completamente minha biografia.
2013 – Pós Graduação
Sem dúvida a educação é a grande responsável por grande parte do que conquistei e irei conquistar, e entrar no curso de especialização em Docência no Ensino Superior é um grande passo na direção do sonho de compartilhar conhecimento e ajudar na formação de outras pessoas.

Amigos da pós graduação
2013 – TEDxLaçador
Este ano fui convidado para ser palestrante de um evento que muito admiro, foi um evento marcante pois fui convidado á falar sobre minha história permeando o tema do evento: “Desconstruindo Conceitos”. Tive que mergulhar profundamente e resgatar todas estas lembranças e mais ainda as aspirações que me fizeram chegar onde estou. O vídeo da minha apresentação está no início desta página, acima. Mais informações sobre o TEDxLaçador: http://www.tedxlacador.com
2014 – As vezes há uma curva no caminho…
O final do ano de 2013 foi um tempo de reflexão, após mergulhar profundo em mim mesmo para falar no TEDxLaçador, comecei a me questionar em alguns sentidos, e descobri que havia algo que não estava no lugar em minha vida. Vários fatores me fizeram mergulhar em uma busca por algo que nem eu sei explicar.
Minha primeira decisão foi deixar a IBM. Sim meus caros, foi um sonho realizado trabalhar em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, cercado de profissionais de referência e amigos, aprendi muito e levarei na cabeça e no coração tudo e todos.
2014 – Índia e meu caminho
A Índia surgiu no meu caminho neste começo de 2014, e eu a abracei, como se abraça um amigo/parente que não se vê há anos. Esta parte do texto escrevo aqui da Universidade em que vim dar aula, como professor de Espanhol. Vim para viver 6 meses e foi a decisão certa, eu acredito.

Taj Mahal
Estar do outro lado do planeta me fez refletir e crescer ainda mais como pessoa, foram experiências incríveis, vividas a cada dia, com pessoas que marcaram vários momentos.
2015 – Professor
Enquanto 2014 foi um ano de aprendizado, 2015 foi de ensino, quando tive oportunidade de compartilhar conhecimento com estudantes entusiasmados.
A primeira oportunidade foi como voluntário do programa “Inglês da Família” do Conselho Britânico, fui educador voluntário dando aulas de inglês em uma escola da periferia de São Paulo, foram momentos inesquecíveis:

Programa “InglÊs da Família” do British Council, Escola José de San Martín, São Miguel Paulista – São Paulo – SP
Em seguida tive a oportunidade de ser professor da área de Tecnologia da Informação na Universidade Cruzeiro do Sul, dando aula para alunos do ensino técnico, mais uma experiência inesquecível que quero repetir!

Turma de Técnico em Informática – PRONATEC da Universidade Cruzeiro do Sul, campus Liberdade.
Outro desafio de docência: eu comecei em 2015 a lecionar aulas de inglês e espanhol no Yázigi Penha, aprendo a cada dia com estes alunos dedicados e ávidos pelo conhecimento.

Alguns momentos na Escola Yázigi Penha.
2015 – Volta pra IBM
Este foi um ano longo! Mas depois de pouco mais de 1 ano fora da IBM me candidatei novamente para uma vaga na Big Blue, fui aceito e voltei a trabalhar com a mesma equipe que trabalhei, como Engenheiro de Software, pense em uma pessoa feliz. Aqui tenho grandes colegas de trabalho e tenho chances de aprendizado todos os dias.

Dentro do Hacka Truck, o caminhão da IBM que percorre universidades oferecendo infraestrutura e treinamentos para estudantes.
Bom, é isto. Minha história ainda está em construção, passei por momentos muito difíceis, afinal, “nem tudo são flores”, mas o que quero passar com minha história, é uma mensagem de esperança e otimismo para você leitor, vale apena o risco quando o que está tentando buscar é o seu sonho. Mas não faça nada por mero impulso, planeje seu atos na medida do possível, mas não se entregue quando ver barreiras, pois elas podem ser degraus para conseguir chegar mais alto!
Larissa said
Cláudio, parabéns pela história inspiradora! Siga em frente, ignore as “regras burras” .. grande abraço!
CLAUDIO ALVES said
Obrigado Larissa!
Irineu said
Cara ,espero que vc ainda leia este blog.
Estava eu aqui meio pra baixo pq sou estagiario em help desk e comecei a desanimar em seguir nesta carreira pelo salario,eu trabalhava com comercio exterior e decidi mudar de carreira indo pra T.I.
Estou na fase de receios,sera q fiz a coisa certa…e comecei a procurar cursos e relatos de professionals da area,e nem sei como Acabei aqui.
Ainda bem,seu blog foi um tapa na minha cara,tudo pode dar certo desde que vc tenha vontade.
Acho que eh isto que esta faltando comigo,e um pouco de paciencia.
Gostei muito da sua determinacao,parabens
CLAUDIO ALVES said
Obrigado pelo seu comentário Irineu, que bom que meu relato pode te apoiar de alguma forma. Não conheço toda sua história, mas o que posso afirmar é que em algum momento passamos por esta “crise” de carreira, e ainda mais você que fez uma mudança drástica de área. Esta sua iniciativa de pesquisar sobre a área, profissionais e cursos é muito importante, pois assim você conhece os desafios e skills que esta carreira exige de você.
Agora que você deu o passo de mudar de área, procure se firmar, a área de TI é muito dinâmica e exige isso de você, é muito (muito mesmo) importante que goste do que você faz, não digo para amar ser analista de suporte, mas ame isto agora, pois é um degrau que vai te levar mais alto na carreira, seja uma esponja e absorva todo conhecimento que puder, o atual presidente da minha área começou no Help Desk, é um bom ponto de início.
Paciência é realmente importante, porém a paciência só consegue ser mantida quando você tem um alvo e um plano definido. A área de TI possui diversos segmentos, é importante focar em uma macro-área e procurar desenvolver os skills exigidos por ela.
Não quero que minha história seja um ‘tapa na cara’, considere um empurrãozinho neste momento de decisão, mas não se esqueça que a carreira é sua, e só você pode decidir como agir, mas como tudo na vida, deve-se tentar, se esforçar.
Boa sorte e um grande abraço.
Claudia Gama said
Claudio, já te disse muitas vezes mas acho importante frisar novamente: te admiro imensamente por ser esse exemplo de brasileiro que não desiste perante as barreiras, que realiza os seus sonhos batalhando dia a dia, com este lindo sorriso no rosto e nunca esquecendo as origens. Não tenho dúvida que você tem e continuará a ter um futuro brilhante! Parabéns por ser essa pessoa maravilhosa! Esse tempo que trabalhamos juntos me ensinou muito a nunca desistir e a valorizar cada passo da vida e sempre seguir com garra! Felicidades sempre!
Aparecida Leite said
Cláudio, mais um parabéns,mais uma conquista sua, outras virão se DEUS quiser. Quero acompalhar cada uma,tenho usado seu exemplo para motivar outros jovens com origem parecida com sua.
Acha importante você valorizar suas origens, faço o mesmo e me sinto muito bem,feliz… planta que não tem raiz cai e seca, não é?
Acho o máximo suas viagens, aproveite muito bem todas que vierem.
Um grande abraço.
Aparecida Leite – Escola Maria Amélia- Juazeiro
CLAUDIO ALVES said
Muito obrigado Aparecida, obrigado por me acompanhar!
Andréa said
Linda sua história,sua família,suas lutas,e mais bonita ainda sua força de vontade de correr atrás do que deseja,parabéns que DEUS continuie sempre te acompanhando,você merece,pois vejo que vc subiu vários degraus,mais não esqueceu de sua origem e nem de se manter sempre com humildade.
CLAUDIO ALVES said
Obrigado Andréa, a origem é o ponto de onde começamos nossa história, sem raiz, a planta não sobrevive, por isso jamais esquecerei da base que me sustentou até aqui.
Olga Maria Loiola Alencar de Sousa said
Cláudio, fiquei feliz e curiosa, quando minha filha Daisyanne, que é diretora da Escola Dª Carlota Távora falou do presente que vc tinha mando.Pedí logo o seu contato. Pois fico feliz em lê uma história como a sua, quando nós colocamos Deus em nossa frente tudo se consegue.Para sua surpresa meu esposo é do Pajeú o nome dele é Francisco, mais só o chamam de :Chico de Rozinha ou Chico Viúvo.Vc não falou como é o nome de seu pai e de sua mãe, como também o de sua vó.Estou querendo saber pois conheço todos do município de Araripe.Vou divulgar sua história posso? Vamos ficar nos comunicando sim? Fica com Deus.Abraços
CLAUDIO ALVES said
Olá Olga, obrigado pelas palavras. Meus pais e irmão vivem em juazeiro do Norte, já minha vó ainda mora aí no Pajeú, ela é conhecida como “Raimunda de Isael”.
Fique á vontade para contar minha história, não por ser minha, mas por ajudar àqueles que não sabem que a educação e os sonhos podem nos transportar para longe, ou perto, mas acima de tudo pra felicidade.