Claudio Space

Por que viver é aprender!

ENVOLVIMENTO SOCIAL

Tenho consciência de que a educação é a força motriz do desenvolvimento e que infelizmente a maioria das escolas não possuem infraestrutura, sabemos que é um dever do estado, mas não podemos simplesmente cruzar os braços e fechar os olhos.

Estudei o ensino médio em Juazeiro do Norte – CE, na escola Dona Maria Amélia Bezerra, reconheço o esforço que tiveram para que eu me tornasse o que sou hoje, agradeci pessoalmente a todos os professores e núcleo gestor.

Doação de Livros

Como afirmou Monteiro Lobato “um país se faz com homens e livros”, é com esta certeza que ajudo, sempre que posso, com doação de livros para escola, com o objetivo de estimular a leitura entre os alunos, pois lembro de quando estudava que os livros eram uma maneira de viajar em um mundo que podia ser qualquer coisa, que aprendia de uma forma que sem percebia.

Aparecida, eu, Solange, Isabel e Cícero na Biblioteca da escola

Concurso de Frases e desenhos

Sempre que consigo visito minha família em Juazeiro e aproveito para ir à escola, e este ano (2011) promovi um concurso entre os estudantes com objetivo de despertar o interesse pelo debate e a reflexão da necessidade, dos benefícios e dos desafios da educação para o desenvolvimento da sociedade em que vivem, e para comemorar o centenário do municio de Juazeiro do Norte .

O tema do concurso foi “ Juazeiro do Norte – O Poder da Educação para os próximos 100 anos ”. Os trabalhos produzidos surpreenderam pela criatividade, os premiados foram:

“Tenhamos sempre em mente que a educação de Juazeiro é simplesmente uma pequena gota d’água em um imenso oceano, no entanto, se nos próximos cem anos esta gota vier a faltar, o oceano serpa bem menor, pois faltará o essencial.”

.Maria Eliane Araújo, 3º C manhã .

Que a educação seja o principal objetivo da sociedade juazeirense, pois assim formaremos verdadeiros cidadãos para os próximos cem anos.”

.

Eleale Feitosa, 3º A – Manhã . .

“A educação faz a diferença para uma cidade crescer,vamos nos unir para os próximos cem anos.”

Maria Jeane, 3º A – Tarde

Gabriel, 9º ano – Vencedor na categoria Desenho

Aproveitei a oportunidade para falar ao jovens e adolescentes sobre carreira, escolhas e outros assuntos, procurando deixar em suas mentes e corações uma semente que espero tornar-se uma linda árvore de sucesso.

Comenda Paleta de Ouro

Agradeço a escola Maria Amélia pela honra de receber a Comenda Paleta de Ouro, sempre que puder ajudarei a escola, pois foi nela que aprendi a lutar pelos meus sonhos.

Concurso de Redação, Desenhos e Poesia

Em dezembro de 2013 voltei á minha escola  Dona Maria Amélia Bezerra em Juazeiro do Norte – CE e novamente busquei incentivar os alunos, realizei um concurso de redação, desenho e poesia buscando incentivar a leitura e busca de conhecimento.

Os temas abordados foram “O Nordeste nas canções de Luiz Gonzaga”, “A Copa do Mundo de futebol no Brasil” e “O jovem como agente transformador da sociedade”.

mamelia

Doação de Livros Escola Carlota Távora – Araripe – CE

Eu nasci na pequena cidade de Araripe no Ceará, mas saí de lá ainda pequeno. A minha vó ainda vive no mesmo local, sempre que vou ao ceará, eu a visito. Navegando pela internet, encontrei o blog da Escola Carlota Tavora, que fica nesta cidade do Ceará, me encantou a maneira de como usam a tecnologia para ajudar no ensino e em sua divulgação. Para ajudá-los organizei uma campanha entre meus amigos das redes sociais e foram arrecadados livros para escola. E como podem ver nos comentários abaixo, serão muito úteis na escola.

.

Em 2013 visitei a escola Carlota Távora e aproveitei a visita para incentivar os alunos com relação aos estudos, contei com o apoio da direção da escola e professores e organizamos um pequeno concurso de redação, desenho e poesia, os alunos criaram ótimas produções e me deixaram orgulhoso de poder incentivá-los.

carlota

Doação de Livros Escola Maria Amélia Bezerra – Juazeiro do Norte – CE

Sempre que posso, solicito aos amigos que me envie livros para que quando eu vá a Juazeiro do Norte possa doar a escola em que estudei o ensino médio. Em 2015 foram mais de 15 livros doados e sempre bem recepcionados pela Dona Aparecida do Centro de Multimeios da escola.

12246679_1091988460825812_666125084910084362_n

Biblioteca da Escola Maria Amélia Bezerra

A Universidade Mackenzie realiza anualmente um evento social de âmbito nacional, onde todos da comunidade mackenzista se organizam em equipes de voluntários, empreendem uma série de ações solidárias, que irão beneficiar organizações sociais e / ou pólos de ação comunitária e ainda a comunidade em qual a participação é voluntária e espontânea. Neste ano (de 2011) participei no projeto de arrecadação de livros para alunos do ensino básico.

Para saber mais sobre este programa social acesse o site: http://www.mackenzie.br/mackenzievoluntario.html

O TEDxUFF tem como objetivo fomentar uma nova reflexão sobre educação, problematizando-a sobre as diversas perspectivas de interesses sociais. É necessário nos transpormos à educação regular e nos colocarmos- na ordem do dia estes temas que estão presentes em toda a estrutura social mundial. A Universidade Federal Fluminense se coloca à frente desta discussão trazendo a sociedade civil e as instituições públicas e privadas para construir uma nova educação. O TEDxUFF aconteceu em 03 de agosto de 2012. Para saber mais sobre o TEDxUFF: http://www.tedxuff.uff.br/

2015 – Projeto Inglês da Família

O projeto Inglês da Família é uma parceria entre o British Council, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Sport Club Corinthians Paulista. O projeto tem como objetivo oferecer cursos de inglês de alta qualidade para comunidades de baixa renda na cidade de São Paulo. Participei como Educador Voluntário na Escola José de San Martin localizada em São Miguel Paulista, Zona Leste da capital São Paulo. Uma experiência enriquecedora.

11701151_1020464841311508_6811049923453652628_n

Aprendizes e mestres!

4 Respostas to “ENVOLVIMENTO SOCIAL”

  1. Daisyanne Alencar de Sousa Ribeiro said

    Cláudio, nós que fazemos a ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DONA CARLOTA TÁVORA ficamos muito gratos e agradecemos pelos presentes enviados para nossa Escola e ficamos muito orgulhosos por termos um conterrâneo de sucesso como você.Iremos divulgar entre nossos alunos a sua história para que sirva de exemplo para todos, principalmente aos nossos alunos do Distrito de Pajeú que muita vezes ficam desacreditados em seus potenciais. Deixo o convite de quando um dia você vier a Araripe venha visitar a Escola e quem sabe possa realizar o mesmo trabalho que realizou na Escola de Juazeiro.
    Parabéns por tudo.
    Um grande Abraço.
    Daisyanne Alencar de Sousa Ribeiro
    Diretora

    • Obrigado Daisyanne, que bom que os livros já chegaram. Conheci a escola pelo blog de vocês (http://carlotanarede.blogspot.com), e por lá consegui perceber o quanto a escola tem investido e ajudado os alunos a perceberem que o potencial não é determinado pela cidade, estado ou região que nascem, e sim pela força de vontade e sonhos.

      Se puder me enviar fotos dos livros e da biblioteca, agradeço muito, assim posso registrar o momento e compartilhar com os amigos.

      Quando voltar ao estado do Ceará farei um esforço para visitá-los.

  2. sandra maria said

    Parabéns pela sua história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s